Nesta quinta-feira (3), equipes do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), órgão do governo federal, realizarão uma série de visitas técnicas em Maceió. O objetivo dessas inspeções é otimizar os protocolos de monitoramento e as estratégias de resposta a possíveis desastres na região.
Essa capacitação, promovida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, é uma etapa preparatória para a implementação do Projeto Defesa Civil Alerta em Alagoas. Esse projeto inovador emprega o sistema de transmissão de alertas sonoros e/ou visuais diretamente nos telefones celulares (cell broadcast) para comunicar à população sobre a iminência de riscos de desastres e situações de emergência.
A partir das 8 horas da manhã, os técnicos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) estarão no bairro do Pinheiro. Na ocasião, eles visitarão as Salas de Monitoramento da Defesa Civil Municipal e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
“Essa visita é fundamental, para que possamos ajustar os pontos de alerta no bairro do Pinheiro e regiões adjacentes. Isso nos permitirá otimizar as ações e garantir uma comunicação mais clara e ágil para a população. Afinal, para o projeto funcionar, vamos receber dados do município e disparar os alertas para os celulares”, explica o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés Melo.
A agenda terá início às 8h, com a visita dos técnicos ao Centro de Monitoramento da Defesa Civil Municipal, seguida por uma inspeção de campo no bairro do Pinheiro. Posteriormente, às 10h, a equipe se dirigirá à Sala de Monitoramento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
Defesa Civil Alerta
O projeto Defesa Civil Alerta tem previsão de estar totalmente operacional em Alagoas até o final deste mês. Através da tecnologia de transmissão direta para telefones celulares (cell broadcast), o sistema enviará alertas sonoros e/ou visuais à população, informando sobre a iminência de ocorrências de desastres.
A iniciativa representa um avanço tecnológico significativo para o Brasil, especialmente em áreas com maior vulnerabilidade a desastres naturais. Com implementação em todos os estados, o sistema oferecerá um instrumento essencial para a proteção de vidas e a redução de prejuízos em momentos de perigo.