Com intuito de resgatar a origem de cada bairro de Maceió, o poeta alagoano vem desbravando o projeto nas redes sociais. A série de poemas em homenagens aos bairros da capital alagoana está sendo publicada semanalmente no Maceió Ordinário.
“Quero enaltecer o orgulho de ser maceioense e o bairrismo em si, de forma leve, descontraída e poética provocar reflexão sobre a realidade de nossa cidade”, conta. Segundo Hugo é importante resgatar a história de cada pedaço de Maceió, para que possamos ter ainda mais orgulho de onde vivemos. Para Marta Moura, jornalista, mestranda em Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas e especialista em Gestão Cultural a iniciativa é de uma sensibilidade enorme tornar nossa História, costumes e tradições visualizadas em poemas. “Os poemas como um meio literário, podem ser disseminados rapidamente atraindo olhares de todos os públicos e agradando-os”, continua a especialista.
Hugo acrescenta que decidiu iniciar a campanha para que todos possam conhecer a história de onde habitam. “É importante olharmos para nossa história, conhecer nosso povo e sua luta”, conta. Ele conta que a ideia surgiu após uma breve reflexão sobre a situação de diversos bairros em Maceió, como o Pinheiro, por exemplo. “Precisamos incentivar o nosso povo a pensar na realidade que vivem, para cobrarem dos políticos melhorias para os seus bairros e espaços públicos”, pontua.
Há rumores de que o artista vem recebendo convites para se lançar nas próximas eleições como pré-candidato a vereador por Maceió e que estaria analisando. Além de poeta, Hugo Novaes é graduando em direito e pós-graduado em política e estratégia, além de ter assumido uma cadeira na academia alagoana de cultura.
Por – Larissa Gomes