Texto: Ascom Fátima Canuto
A deputada estadual Fátima Canuto cumpriu, em Brasília, uma série de agendas em prol dos direitos das mulheres, nos dias 25 e 26 deste mês. A parlamentar participou do Encontro de Procuradoras da Mulher no Legislativo, na Câmara dos Deputados, e da 12a Conferência de Lideranças em Saúde da Mulher, no Congresso Nacional, promovido pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA).
O primeiro evento reuniu vereadoras, deputadas federais e estaduais de todo o país e teve como objetivo discutir assuntos como violência política e democracia, cooperação entre os órgãos e trabalho em rede, fortalecimento da mulher nos órgãos de decisão e fortalecimento da autonomia econômica da mulher.
Seguindo a agenda, Fátima Canuto participou da Conferência de Lideranças em Saúde da Mulher, evento promovido anualmente com a proposta de debater os principais temas da agenda pública de saúde, com foco no câncer da mulher. Este ano, a conferência abordou a “Medicina da Precisão para as políticas de saúde da mulher”. Ao lado da presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas, Vitória Basílio, a deputada estadual visitou os gabinetes dos senadores e dos deputados federais, solicitando apoio para o Projeto de Lei 265/2020, que tem como objetivo assegurar a realização de exames de detecção de mutação genética a mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário.
“Tivemos aqui em Brasília uma pauta muito positiva ao lado da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da FEMAMA, com o objetivo de pedir apoio aos nossos representantes federais em prol de um projeto tão importante para o avanço do diagnóstico precoce de câncer em mulheres no Brasil. Acredito que Alagoas tem uma voz importante e que vamos, mais uma vez, contribuir com o avanço dessa pauta em defesa da saúde das mulheres alagoanas e brasileiras, promovendo mais diagnóstico precoce, tratamento em tempo hábil e, consequentemente, qualidade de vida para as mulheres que mais precisam”, destacou Fátima Canuto.