Faleceu nesta sexta-feira (7), aos 89 anos, o ex-prefeito de Maceió e ex-deputado federal Vinícius Cansanção Filho. Natural de Pilar, Alagoas, onde nasceu em 23 de agosto de 1935, Cansanção teve uma trajetória marcante na política alagoana e nacional. Ele foi um dos representantes do estado na Assembleia Nacional Constituinte de 1988, responsável pela elaboração da atual Constituição Federal.
O senador Renan Calheiros utilizou suas redes sociais para lamentar a perda do politico.
“Semana termina com mais uma notícia dolorosa para Alagoas. Tive o privilégio de aprender com Vinicius Cansanção, um dos fundadores do MDB e deputado federal pelo partido. Sua vida é um exemplo de dedicação ao bem público. Que descanse em paz”, disse.
Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 1961, Cansanção iniciou sua carreira política como vice-prefeito de Maceió pelo Partido Social Democrático (PSD). Em 1964, assumiu a prefeitura da capital alagoana após a cassação do então prefeito Sandoval Caju, permanecendo no cargo até 1966.
No mesmo ano, foi eleito suplente de deputado federal pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar. Assumiu o mandato em 1971, destacando-se como vice-presidente da Comissão do Vale do São Francisco e membro das comissões de Orçamento e Fiscalização Financeira e do Polígono das Secas.
Após um período afastado da política em 1979, retornou em 1981 como secretário do Trabalho no governo de Divaldo Suruagy. Em 1986, foi eleito deputado federal constituinte pelo Partido da Frente Liberal (PFL), participando ativamente da elaboração da Constituição de 1988.