O vereador Leonardo Dias (PL) articulou uma reunião entre a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) e a Casa de Ranquines, na manhã desta quarta-feira (26), onde foi discutida a implementação de um programa de capacitação e inserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho.
De acordo com Leonardo Dias, o setor da construção civil passa por um momento de falta de mão de obra em Maceió. A ideia é aliar esse déficit a uma retomada da dignidade e independência financeira das pessoas em situação de rua.
“A Ademi se colocou à disposição para absorver a mão de obra. O setor tem carência, e vamos preparar e conduzir essas pessoas. Não é uma inserção fácil; nós precisamos ter um acompanhamento de assistência social, com psicólogos e médicos, que possam dar segurança para que essas pessoas retomem suas vidas”, afirmou.
Em paralelo a isso, o vereador também articulou um edital – que deve ser publicado nos próximos meses – que abrirá 100 vagas para pessoas em situação de rua poderem trabalhar na zeladoria de equipamentos públicos, por meio da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb).
“Essas pessoas não podem viver o tempo inteiro institucionalizadas. É ruim para elas, é ruim para o Estado e também para o setor produtivo. Temos criado alternativas para que as pessoas sejam inseridas no mercado de trabalho e retomem suas vidas, tendo oportunidades”, disse.
Durante seu pronunciamento, Leonardo Dias revelou que há outra reunião marcada para continuar as tratativas sobre este tema. O vereador explicou ainda que a ideia é que, durante o treinamento, as pessoas continuem sendo acolhidas pela Casa de Ranquines, até que tenham condições financeiras para irem para uma casa.
“Ao dar trabalho e dignidade a essas pessoas, não só reduzimos a vulnerabilidade social, mas também contribuímos para o desenvolvimento de Maceió”, disse Dias.
Em abril do ano passado, Dias visitou o Programa Seguir em Frente, no Rio de Janeiro, mantido pela prefeitura carioca, a convite do atual secretário Municipal de Saúde, Claydson Moura, que, à época, era o coordenador Executivo Institucional da Prefeitura Municipal de Maceió.
Após conhecer o projeto carioca, Dias acredita que um programa semelhante pode ser o caminho para beneficiar a população em situação de rua de Maceió. O vereador entende a importância de oferecer não apenas assistência financeira e abrigo, mas também oportunidades para que essas pessoas se tornem autossuficientes.
“Nosso intuito é, junto com a Prefeitura de Maceió, trazer um programa social para Maceió. Sem dúvida, será um importante salto para dar mais dignidade a quem tanto precisa do Poder Público. Mais do que somente dar dinheiro ou acolhimento, é muito importante oferecer meios para que essa população seja independente e consiga garantir o seu próprio sustento”, concluiu Leonardo.