A Deputada Estadual, Gabi Gonçalves, iniciou a celebração da Semana das Mulheres na Política, lei 9.401/24 de sua autoria, nas redes sociais e ações nas ruas, lutando por mais representatividade feminina no cenário político. Agora fazendo parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado, a proposta visa destacar e celebrar a participação das mulheres na política alagoana e brasileira, promovendo o empoderamento feminino e inspirando novas gerações a ocupar espaços de poder.
A lei sancionada em novembro de 2024 estabelece que a semana será celebrada anualmente, com o objetivo de promover debates, palestras, atividades culturais e educacionais que envolvam as mulheres no processo político e social. A data também será uma oportunidade para refletir sobre os avanços e os desafios ainda enfrentados pelas mulheres no Brasil, que historicamente têm sido sub-representadas em cargos políticos.
“A presença das mulheres nos parlamentos, nas esferas executivas e judiciárias é essencial para que possamos avançar de forma mais justa e igualitária. A Semana Mulheres na Política é uma forma de dar visibilidade a essas lutas, além de incentivar mais mulheres a se engajarem na política”, destacou a parlamentar.
Entre 2016 e 2022, o Brasil teve em média 52% de eleitorado feminino, 33% de candidaturas de mulheres e apenas 15% delas eleitas. Alagoas tem se destacado, nos últimos anos, pelo crescente número de mulheres eleitas para cargos legislativos, mas a presença feminina nesses espaços de poder ainda estão abaixo do esperado.
A expectativa da Lei nº 9.401/24 é que se torne um marco no calendário de eventos estaduais, inspirando outros estados a seguirem o exemplo e promovendo a equidade de gênero em todos os âmbitos da sociedade.