Nessa segunda-feira (24), cerca de 540 reeducandos de três módulos do Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, foram transferidos internamente durante a Operação Transitus Égide. A ação, que faz parte de uma medida de segurança e prevenção para evitar fugas e motins, foi conduzida pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a Polícia Penal de Alagoas.
Além de realizar a transferência interna de reeducandos, que representam mais da metade do total de detentos na unidade prisional, os policiais penais também conduziram uma operação de busca e apreensão de materiais ilícitos nas celas. A ação visa reforçar o controle e impedir a entrada de objetos que possam facilitar práticas criminosas, como o tráfico de drogas.
“O objetivo da Operação Transitus Égide é quebrar o ciclo de planejamento de uma possível fuga da unidade, reforçando assim a segurança”, explicou Fábio Oliveira, diretor do Presídio do Agreste.
Policiais penais do Presídio do Agreste e do Grupamento de Remoção e Intervenção Tática (Gerit) foram mobilizados para a operação.