Promover a inclusão social e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes por meio do esporte. Esses são os objetivos principais da Escola de Esportes Craques Canoenses que, nesta quinta-feira (20), iniciou oficialmente a temporada 2025 com o anúncio da inclusão de novas modalidades esportivas.
A abertura oficial da temporada foi realizada com uma grande festa nas dependências do novo complexo poliesportivo Eronildes Francisco dos Santos e contou com as presenças da prefeita Edilza Alves, do vice-prefeito Jadielson, da ex-prefeita Tainá Veiga, além de vereadores, secretários, diretores escolares, alunos da escola e familiares.
Durante a solenidade foi anunciado que neste ano a escolinha contará com novas modalidades esportivas, entre elas: ballet, capoeira, handebol, vôlei, Taekwondo, preparação para goleiros, além do futsal e do futebol que já existiam. Para participar, o aluno tem que ter entre 5 e 17 anos e estar devidamente matriculado na escola e frequentando as aulas. As vagas são para meninos e meninas.
Criada no ano de 2019, a Escola de Esportes Craques Canoenses sempre atuou como poderosa ferramenta para ensinar valores como trabalho em equipe, disciplina e respeito. O projeto começou com apenas duas modalidades – futebol de campo e futsal – e apenas 90 alunos inscritos. Em 2024 já eram 460 inscritos e neste ano, com a inclusão das novas modalidades, a expectativa é de mais de 700 inscritos.
A Escola de Esportes Craques Canoenses já revelou grandes talentos do futebol, entre eles os jovens Luan e Luiz, que já atuam nas categorias de base do Cruzeiro e Criciuma, respectivamente. Outros 14 alunos da escola já integram a equipe local União Esportiva Canoense, uma agremiação federalizada que anualmente participa de competições a nível estadual, a exemplo do campeonato alagoano de base masculino e feminino.
O projeto é executado pela Prefeitura de Lagoa da Canoa, através de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Esporte e Lazer, com o total apoio da prefeita Edilza Alves, uma grande incentivadora do esporte. “Esse projeto representa uma ferramenta poderosa para ensinar valores como trabalho em equipe, disciplina e respeito, além de proporcionar uma alternativa saudável de lazer e aprendizado, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados”, finalizou a prefeita.