O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) anunciou, na última quarta-feira (19), a suspensão da licença de operação da empresa Geomineração. A decisão ocorreu após diversas denúncias da população de Feliz Deserto, que relataram o surgimento de rachaduras em residências, atribuídas às atividades de extração de areia da empresa.
Segundo o IMA, foi constatado que as atividades da Geomineração estavam em desacordo com as normas ambientais estabelecidas. O documento do instituto ressalta que o contrato de operação prevê a suspensão da licença em casos de violação ou inadequação de normas legais, omissão ou falsa descrição de informações relevantes e superveniência de graves riscos ambientais e de saúde.
A prefeitura de Feliz Deserto já havia determinado, na terça-feira anterior (11), a paralisação das operações da empresa, até a apresentação de laudos técnicos que comprovem a segurança das atividades.
Até o momento, a Geomineração não se pronunciou sobre a decisão. O espaço segue aberto para futuras atualizações sobre o caso.