Prefeitos alagoanos que estiveram em Brasília, na semana passada, apostam que o deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL) está perto de assumir a Secretaria de Relações Institucionais (SRI).
A proximidade com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), é uma das principais causas. Isnaldo é o ‘cara’, hoje, da confiança de Motta.
Dizem que o ‘QG’ do paraibano na eleição para presidência dos deputados funcionou no escritório do alagoano.
E um desentendimento entre Arthur Lira e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), postulante a SRI, fez as chances de Isnaldo crescerem porque Arthur retirou o apoio a Aguinaldo.
Líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões também demonstra poder porque é o articulador da sigla, além de resolver as demandas do presidente do partido, deputado Baleia Rossi (MDB-SP), no governo do PT.
Baleia é ligado em São Paulo ao governador bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) e ao prefeito paulistano Ricardo Nunes (MDB), apoiado por Bolsonaro em 2024.
O que pode frustar os planos de haver um membro do Centrão chefe da política de Lula com o Congresso é a investigação da PF sobre as emendas secretas porque envolve vários deputados do grupo.
EM TEMPO -A Secretaria de Relações Institucionais é um órgão da Presidência da República responsável pela articulação política do presidente com o Congresso, e responsável pela distribuição das emendas parlamentares.
Fonte – Voney Malta / Cada Minuto