Um dos cineastas mais conhecidos do país, o maceioense Cacá Diegues, faleceu na madrugada desta sexta-feira (14) no Rio de Janeiro, aos 84 anos. Diversas homenagens já estão sendo feitas ao artista. Em Maceió, o prefeito JHC e o governador Paulo Dantas manifestaram seu pesar a um dos grandes nomes do cinema brasileiro.
O prefeito de Maceió, JHC, lamentou a morte do cineasta e expressou seus sentimentos por meio de uma publicação em sua conta no X (antigo Twitter): “Maceió se despede de um de seus maiores filhos. Cacá Diegues, mestre do Cinema Novo e gênio por trás de clássicos como “Deus é Brasileiro”, nos deixou hoje, aos 84 anos. Seu legado segue eterno na tela e na história do cinema nacional. Meus sentimentos à família e amigos”, disse.
Em sua conta no ‘X’, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, também manifestou seu pesar: “O cinema mundial está de luto. Perdemos o genial Cacá Diegues. Cineasta alagoano e Imortal na Academia Brasileira de Letras, ele traduziu o brasileiro com sensibilidade em suas obras. Que seu legado continue iluminando a sétima arte. Descanse em paz, Cacá”, lamentou.
O velório do cineasta foi marcado para a manhã deste sábado (15) na Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual Cacá era imortal. O corpo do diretor será cremado no Caju na sequência.