Em uma cerimônia realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá, o governador Paulo Dantas nomeou 50 novos delegados da Polícia Civil, na noite dessa segunda-feira (10). Essa importante iniciativa visa fortalecer a segurança pública no estado, ampliando o quadro de servidores da categoria e dando maior agilidade às investigações e elucidações de crimes.
Com a nomeação de 50 novos delegados, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) de Alagoas passa a contar com um total de 162 profissionais. Os novos integrantes da Polícia Civil serão distribuídos estrategicamente para as delegacias distritais do interior, de acordo com as necessidades específicas de cada região, visando fortalecer a segurança pública em todo o estado.
Para a realização do concurso, o governo estadual investiu mais de R$ 3 milhões. “Esse foi o maior concurso público para delegado da policial civil já realizado em Alagoas. O último foi realizado em 2012, para a contratação de 40 delegados. Agora, estamos apresentando à sociedade 50 novos delegados, e ainda temos um cadastro de reserva de mais 50. Esse foi um dos concursos públicos mais disputados, com mil inscritos”, destacou Paulo Dantas.
O governador Paulo Dantas expressou seu reconhecimento pelos avanços, investimentos e conquistas alcançados no combate à violência em Alagoas. Também destacou que os índices positivos são resultado de ações integradas entre as forças policiais, da colaboração entre as secretarias de Estado e do apoio da Assembleia Legislativa.
“Vamos levar até o último dia da nossa gestão o trabalho sério, com comprometimento e responsabilidade, apresentando a verdade e combatendo fake news. Estamos na era de um mundo tecnológico, digital e moderno, onde cada vez mais a inteligência artificial predomina no nosso dia a dia, mas nada vence o trabalho, nada vence a seriedade, responsabilidade e comprometimento”, disse o governador.
O secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Flávio Saraiva, também destacou a redução de 53% nos casos de homicídios em 2024, o melhor resultado alcançado pelo governo estadual desde o início da série histórica. Além disso, ele aproveitou a ocasião para refutar as fake news.
“Usam narrativas para diminuir nossas realizações. Chegam ao ponto de afirmar que fraudamos números e estatísticas, mesmo sabendo que esses números são produzidos pelos colegas de turma. Esses delegados são convidados para conhecer o trabalho da equipe de estatísticas e análise criminal, mas não vão. Preferem ficar com a mentira, com a narrativa. São reféns de likes e números de seguidores, refém dos algoritmos, para não elogiar o trabalho de seus colegas de profissão”, ressaltou.
O delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier, afirmou que os novos delegados irão se concentrar nas investigações de homicídios dolosos.
“Com estas nomeações, o governo estadual irá ampliar às ações da Polícia Civil em todo o estado. Além disso, será realizado um trabalho de reabertura das delegacias regionais, agilizando ainda mais os crimes praticados no interior”, ressaltou.
Em nome dos novos delegados, Douglas Rocha Lemos enfatizou a importância do concurso público realizado pelo Governo do Estado e destacou o desempenho da Segurança Pública.
“Como em uma cerimônia de ofertório, nos apresentamos humildemente ao estado de Alagoas para servir na função onde acreditamos que melhor desempenharemos nossas competências e talentos. Usaremos nossos distintivos honrosamente, mas permaneceremos homens e mulheres simples”, disse o delegado recém-nomeado.
A solenidade contou com a presença do vice-governador Ronaldo Lessa, além dos deputados estaduais Marcos Barbosa, Silvio Camelo e Francisco Tenório, que representou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor.
Também estiveram presentes os secretários de Estado Vitor Pereira (Governo) e Diogo Teixeira (Ressocialização e Inclusão Social); Júlia Casado, representando a secretária de Planejamento Gestao e Patrimônio, Paula Dantas; o comandante da Polícia Militar de Alagoas, coronel Paulo Amorim; o subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, Eduardo Justos, representando o comandante, coronel Sérgio Verçosa; além de autoridades da Marinha, Aeronáutica, Polícia Rodoviária Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas.