As famílias afetadas pelas fortes chuvas em Maceió podem buscar acolhimento na Casa de Passagem Familiar, localizada na Travessa 13 de Maio, 151, no bairro do Jaraguá. O espaço, oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), tem o objetivo de atender aqueles que necessitam de abrigo temporário.
Para acessar o serviço, é necessário entrar em contato com a Defesa Civil de Maceió pelo telefone 199. O órgão será responsável por registrar a ocorrência e encaminhar uma equipe da Diretoria Operacional para avaliar a situação das residências atingidas. Após a verificação, os desabrigados poderão ser encaminhados ao abrigo e a serviços assistenciais, incluindo o auxílio moradia.
Na manhã desta quarta-feira (5), Maceió registrou um volume de chuva equivalente a quase todo o esperado para o mês de fevereiro. Em apenas uma hora, os pluviômetros marcaram 66 mm de chuva, representando 82,5% da média mensal. O temporal causou alagamentos em diversas ruas, congestionamentos no trânsito e o transbordamento de um riacho.
Apesar do grande volume de chuva, até as 9h, a Defesa Civil havia registrado apenas um colapso residencial no bairro Fernão Velho. A prefeitura segue monitorando a situação e reforça a importância de que os moradores busquem apoio caso suas residências estejam em risco.