O vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Rodrigo Buarque, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) participou da 1ª reunião da Comissão Intergestora Tripartite (CIT) em 2025, nessa quinta-feira (30), em Brasília. O evento, tradicionalmente realizado na sede da Organização Panamericana da Saúde (OPAS/OMS), contou com uma série de discussões e pactuações importantes: entre elas a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A reunião foi iniciada com homenagens à Socorro Gross, que esteve à frente da OPAS representando o Brasil de 2018 a 2025 e está deixando o cargo. Rodrigo Buarque sempre destacou a importância da atuação de Socorro Gross durante a pandemia de COVID-19 e a contribuição da OPAS e Conasems com os municípios brasileiros e a manutenção do SUS.
O secretário adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Rivaldo Venâncio apresentou uma atualização sobre a Dengue e Arboviroses, pauta fixa da CIT. Na ocasião, o presidente do Conasems, Hisham Hamida ressaltou a importância da articulação tripartite no combate a essas doenças.
Durante a reunião, foram apresentados temas estratégicos incluindo: Plano Operativo da Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica no SUS (BNAFAR); Balanço da Rede Alyne; Repasse financeiro para ações de vacinação em 2025; Diretrizes para a eliminação da aids e da transmissão do HIV como problemas de saúde pública até 2030; Guia para eliminação das hepatites virais no Brasil.
A reunião contou com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade e de diversos secretários da pasta. Pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES), Isabela Cardoso; da Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Felipe Proenço; de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS), Carlos Gadelha; de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), Ana Estela Haddad e da Atenção Especializada à Saúde (SAES), Adriano Massuda.