O deputado federal João Henrique Caldas, o JHC (PSB) e o senador Rodrigo Cunha (PSDB) trabalham a consolidação de uma aliança para a disputa pela Prefeitura de Maceió. Os tucanos – conforme nota recente divulgada pela deputada federal Tereza Nelma (PSDB) – devem indicar o vice dessa composição. Porém, o problema para JHC pode ser o seguinte: ele pode ter a legenda formalmente ao seu lado, mas não conseguir angariar o apoio dos principais líderes do “ninho tucano”.
O motivo é bem simples: os deputados estaduais da legenda vão apoiar outros nomes que não o de JHC. Se isso fará diferença ou não na hora do voto, é algo que só será possível descobrir quando as urnas forem abertas após a votação de novembro. Todavia, o PSDB se encontra rachado desde o início do período pré- -eleitoral.
Primeiro foi a saída do prefeito Rui Palmeira que, por não concordar com a aliança com JHC, deixou a sigla após uma rota de colisão com Rodrigo Cunha. A decisão do prefeito acarretou também na saída de outros nomes da agremiação: o vereador Eduardo Canuto e o presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Vieira.
Ambos foram para o Podemos e devem apoiar a candidatura do ex-chefe do Ministério Público, Alfredo Gaspar de Mendonça. JHC também pode perder outros partidos que dariam sustentação à sua candidatura. Em que pese o deputado estadual Davi Maia (Democratas) trabalhar para que a sigla esteja ao lado do deputado federal, a legenda tem se aproximado do deputado estadual Davi Davino, que também é pré-candidato.
NINHO TUCANO
Em relação ao ninho tucano, a situação que complica um pouco a vida de JHC para firmar aliança é a seguinte: de um lado, a deputada estadual Cibele Moura já confirmou que vai marchar ao lado de Davi Davino. “Vai ser uma eleição disputada, com pessoas boas. Eu acredito que Maceió ganhará com essa eleição. Eu espero um debate bem propositivo. Eu acompanharei o deputado, meu colega, Davi Davino, porque sei do trabalho. É um jovem que vem tendo um mandato muito bom e propositivo”, diz ela.
Do outro lado, a informação que circula pelos bastidores é que o também deputado estadual Dudu Ronalsa (PSDB) já bateu o martelo. Ele vai caminhar com Alfredo Gaspar de Mendonça. O Jornal das Alagoas tentou contato com o parlamentar, mas não obteve êxito. JHC tem tido – portanto – dificuldades para montar o seu grupo. Enquanto isso, os adversários articulam amplas chapas, como é o caso de Alfredo Gaspar, que já tem a aliança com o Podemos e a maioria dos partidos que estão na base da Prefeitura de Maceió e do Palácio República dos Palmares.
Davi Davino também tem ampliado seu leque, com o apoio do Republicanos e do PSL. O deputado estadual trabalha para trazer para o seu grupo o PSD, que atualmente é um aliado do governador Renan Filho (MDB) e, consequentemente, de Alfredo Gaspar.
Fonte – Jornal das Alagoas