Para estimular a população a elogiar e avaliar o atendimento em saúde em todo o país durante a pandemia da covid-19, a Controladoria-Geral da União (CGU) lançou a campanha Quem está na linha de frente para cuidar de nossas vidas merece todos os elogios. E na primeira semana de campanha, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi a instituição que teve os serviços mais elogiados do Brasil de acordo com o ranking formulado pela própria CGU.
O reitor da Ufal atribui o reconhecimento a um trabalho integrado e devotado de toda a equipe do HU. E lembra do cenário difícil que encontrou, ao assumir a gestão da Ufal, em fins de janeiro de 2020, quando faltava até lençol no hospital.
“Nestes seis meses, mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, conseguimos garantir R$ 2,5 milhões em investimentos, abrimos 38 novos leitos, sendo 14 UTis, 16 enfermarias e 8 semi intensivos, inclusive voltados inicialmente para atendimento a pacientes com Covid-19, e avançamos na melhoria do atendimento de nosso usuário. Fundamental dizer que também contamos neste esforço com o apoio do MEC, do Ministério da Saúde, do TJAL, do MPT e do MPF, além de outros organismos governamentais” afirmou Josealdo Tonholo, reitor da Ufal.
Ao todo, cinco hospitais da Rede Ebserh – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares que administra do HU da Ufal – figuraram entre as 13 instituições que registraram elogios pela plataforma FalaBR, sistema integrado de Ouvidoria e Acesso à Informação do governo federal. Os outros hospitais da rede citados com menções positivas foram o Hospital das Clínicas do Recife (HC-UFPE); o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA), em Salvador (BA); o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM); e o Hospital Universitário de São Carlos (HU-UFSCar).
Para a ouvidora-geral da Rede Ebserh, Savana Dantas, o recebimento de um único elogio tem um grande potencial transformador. “Faz bem para quem registra, já que é uma oportunidade de externar o sentimento de gratidão, e faz bem para quem recebe, já que a sensação, nesse momento, é equivalente a receber um abraço. Esse movimento da CGU é realmente louvável e está alinhado com diversas ações que muitas Ouvidorias da Rede Ebserh já realizam”, ressaltou.
Fonte – Diário do Poder