O ex-prefeito de Maceió e atual vereador Rui Palmeira continuará à frente do PSD em Alagoas até 2026. A confirmação foi feita após uma reunião com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. Com isso, Rui assume o desafio de reorganizar a legenda no estado, especialmente após os resultados pouco expressivos nas eleições de 2022.
Naquele pleito, o PSD lançou chapa completa, incluindo Rui como candidato ao governo estadual, mas não conseguiu eleger deputados estaduais ou federais. A ausência de prefeitos eleitos pelo partido em 2024 também levantou especulações sobre sua continuidade na liderança local, mas essas dúvidas foram dissipadas com o respaldo de Kassab.
Agora, Rui Palmeira tem a missão de estruturar o PSD para as próximas eleições. Em entrevista à Tribuna Independente, ele destacou que o partido está em diálogo com grupos políticos para formar chapas competitivas nas disputas para deputado estadual, federal e, possivelmente, o governo do estado.
“Continuo à frente do PSD até 2026. Estamos dialogando com alguns grupos para a montagem de chapas proporcionais e também consideramos o lançamento de candidatura majoritária [governo]. Tudo depende do avanço das conversas”, afirmou.
Segundo Rui, as articulações estão em estágio inicial, e o foco neste momento está no início dos trabalhos na Câmara de Maceió. “Somente no próximo ano teremos mais clareza sobre o caminho que o PSD em Alagoas seguirá com suas candidaturas”, pontuou.
Possibilidade de disputar o governoSobre uma eventual candidatura ao governo do estado, Rui confirmou que o partido trabalha com essa possibilidade, mas evitou citar nomes.
“Existem nomes com condições plenas de serem candidatos a majoritária em 2026 pelo PSD, mas estamos nos estágios iniciais das conversas”, declarou.
Perguntado sobre uma possível aliança entre o PSD e o PSDB, partido pelo qual Rui foi eleito prefeito de Maceió em duas ocasiões, ele ressaltou que essa decisão cabe à direção nacional.
“Essa é uma decisão da direção nacional. Nosso foco, conforme alinhado com o presidente Kassab, é fortalecer o PSD em Alagoas e nos prepararmos para 2026”, afirmou.
Com a confirmação de sua liderança, Rui Palmeira permanece como um dos principais articuladores políticos do PSD em Alagoas. Ele terá o papel de reforçar a presença do partido no estado e construir uma estratégia sólida para o próximo ciclo eleitoral, buscando recuperar o espaço perdido e consolidar o PSD como uma força política relevante na região.
Fonte: Tribuna Independente