O prazo para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) termina nesta terça-feira (21). O período para se candidatar às vagas começou na última sexta-feira (17) e, segundo o cronograma do Ministério da Educação (MEC), o resultado da chamada regular será divulgado em 26 de janeiro. Já as matrículas para os candidatos selecionados poderão ser realizadas entre os dias 27 e 31 de janeiro.
Aqueles que não forem aprovados em nenhuma das duas opções de curso indicadas durante a inscrição ainda podem manifestar interesse em participar da lista de espera, cujo prazo também vai de 26 a 31 de janeiro.
Como funciona o Sisu?
O Sisu é a plataforma que permite o ingresso em instituições públicas de ensino superior com base nas notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção ocorre conforme a nota do estudante e os critérios de concorrência do curso escolhido, considerando o número de vagas disponíveis e o perfil socioeconômico dos inscritos.
A inscrição no Sisu é gratuita e feita exclusivamente pela internet, no site oficial. Para acessar o sistema, é necessário ter uma conta no gov.br. Ao realizar o login, as notas do Enem 2024 são automaticamente recuperadas pelo sistema, desde que o candidato tenha obtido nota maior que zero na redação e não tenha se inscrito como treineiro.
Além de escolher até duas opções de curso, os candidatos preenchem um questionário socioeconômico, necessário para verificar o cumprimento da Lei de Cotas. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições, sendo válida a última alteração feita no sistema.
Próximas etapas
Após o período de inscrição, os candidatos devem ficar atentos aos prazos para matrícula e para manifestar interesse na lista de espera. Essa é uma oportunidade importante para quem deseja ingressar no ensino superior público e gratuito.Para mais informações sobre o Sisu e as vagas disponíveis, acesse o site oficial do programa: sisu.mec.gov.br.