Nesta segunda-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com seus 38 ministros na Granja do Torto para a primeira reunião ministerial do ano. O encontro tem como objetivo realizar o balanço habitual da gestão e alinhar as estratégias dos ministérios para os anos de 2025 e 2026.
A reunião ocorre em meio a um começo de ano turbulento para o governo Lula. Na semana passada, o Executivo sofreu uma derrota na disputa com a oposição sobre o fortalecimento da fiscalização do Pix.
Além disso, em 2025, ano anterior às eleições presidenciais, o governo enfrenta o desafio de melhorar sua popularidade. Por isso, Lula deve pressionar seus ministros por mais resultados e entregas.
De acordo com auxiliares consultados pelo Metrópoles, a reunião seguirá o formato das anteriores, começando pela manhã e se estendendo ao longo de grande parte do dia.
Cada ministro terá a oportunidade de fazer uma apresentação breve sobre as prioridades de sua pasta, além dos principais programas e investimentos planejados para 2025 e 2026.
O presidente costuma realizar reuniões com todos os membros da alta cúpula do governo no início e no final de cada ano. Em 2024, no entanto, Lula optou por uma confraternização mais breve e reservada, devido à recuperação de uma série de procedimentos cirúrgicos na cabeça.