O deputado federal Rafael Brito (PSB) reafirmou, em entrevista ao programa Alagoas em Pauta (TV Cidadã), sua posição a favor da exigência do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. Durante a conversa com a apresentadora Dani Santoro, o parlamentar destacou que a formação acadêmica dos jornalistas é essencial para garantir a qualidade da informação divulgada à sociedade.
“A profissão do jornalista tem sido muito atacada nos últimos anos. Estamos em um momento de grandes desafios para a informação de qualidade, especialmente diante do aumento da desinformação e das fake news. É fundamental que a nossa sociedade tenha profissionais formados, bem preparados e capacitados para apuração dos fatos e produção de informações confiáveis”, afirmou o deputado.
Rafael Brito também defendeu que a regulamentação da profissão de jornalista não deve ser vista apenas como uma questão corporativa, mas como um compromisso com a sociedade, pois o diploma assegura que o profissional possui a formação necessária para garantir a ética, as técnicas de apuração e a análise crítica na produção de conteúdo jornalístico.
Atualmente, no estado de Alagoas, a única instituição que oferece o curso de jornalismo é a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O deputado sinalizou que, após a eleição dos novos presidentes da Câmara e do Senado, pretende defender a pauta no Congresso Nacional, buscando reverter a flexibilização da exigência do diploma para a profissão.