Para minimizar os riscos de contágio, a Prefeitura de Branquinha mantém as ações de desinfecção e higienização periódicas nos postos de saúde, transportes complementares, e áreas públicas por todo município. A iniciativa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conta com o uso de um produto sanitizante formulado com a combinação de álcool 70% e sabão, que não é tóxico, específico para desinfecção de locais contaminados pelo coronavírus e pode ser usado em áreas de maior circulação de pessoas.
A ação ocorre a partir das recomendações do Ministério da Saúde e da ANVISA para reduzir o risco de contaminação pelo o Sars-CoV-2 (novo coronavírus). O cronograma de trabalho é montado com base nos relatórios técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, atendendo os locais apontados com maior incidência do vírus. Os profissionais que atuam nos serviços contam com equipamentos de proteção individual (EPIs), composto por máscara, macacão, luvas, botas e demais acessórios.
Segundo o Prefeito de Branquinha, Jairinho Maia, o reforço da limpeza “será mantido em nosso município durante todo o período de quarentena, como forma de reforçar os cuidados com quem realmente precisa sair de casa, entre eles os trabalhadores de serviços essenciais que permanecem funcionando”, disse.
(Ascom)