As ações intensificadas da Operação Lei Seca em 2024 resultaram em uma redução significativa de 6,47% nos casos de motoristas alcoolizados em Alagoas. A expansão da operação para as rodovias estaduais, por meio de uma parceria com o DER, foi fundamental para alcançar esse resultado positivo.
A Operação intensificou suas ações em 2024, realizando 525 operações, um aumento de 10,76% em relação a 2023. Essa intensificação resultou em um número significativamente maior de testes do etilômetro, que saltaram de 19.787 para 37.055, e em uma redução de 6,47% nos casos de alcoolemia ao volante.
Proporcionalmente ao aumento de testes, o número de flagrantes de alcoolemia diminuiu 6,47% no comparativo dos dois anos. “Essa redução mostra que o trabalho árduo da Lei Seca, realizado concomitantemente com as ações de conscientização promovidas pelo Detran em diversas áreas, resultam em condutores mais conscientes sobre a nocividade de misturar álcool e direção. O que precisa ficar bem claro na mente das pessoas é que a Operação Lei Seca existe para garantir a preservação da vida. Um único indivíduo que assume o risco de dirigir após ingerir bebida alcoólica coloca a vida de muitas pessoas em perigo”, afirma o tenente-coronel Eduardo Alex, gerente de Planejamento e Fiscalização de Trânsito do Detran.
A Operação Lei Seca tem expandido sua fiscalização para além das áreas urbanas, incluindo também palestras em empresas e instituições com o objetivo de conscientizar motoristas de diversos setores no estado, promovendo um trânsito mais seguro. Além disso, as ações utilizam etilômetros passivos, que detectam a presença de álcool sem a necessidade de o condutor soprar diretamente no aparelho, o que aumenta a quantidade de testes realizados e torna as abordagens mais eficientes.