O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou uma nova antecipação no cronograma do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”. A divulgação das notas finais ocorrerá em 4 de fevereiro, uma semana antes do previsto anteriormente, que era 11 de fevereiro.
Segundo o MGI, os resultados do Bloco 8 e a primeira lista de classificação dos Blocos 1 a 7 estarão disponíveis na nova data. Os candidatos aprovados terão até os dias 4 e 5 de fevereiro para confirmar participação nos cursos de formação, etapa obrigatória para os aprovados no certame.
A ministra Esther Dweck destacou a importância da antecipação:
“No governo federal, a gente está com uma expectativa muito grande para a chegada dos novos servidores e servidoras. Portanto, a antecipação é muito oportuna”, afirmou durante o anúncio.
O diretor do CNU, Alexandre Retamal, também ressaltou o esforço concentrado no final do ano para cumprir o novo cronograma. “Estamos trabalhando para fazer tudo com o máximo de celeridade possível”, disse Retamal, enfatizando a necessidade de concluir as etapas do concurso e receber os novos servidores.
Próximas etapas
- 15 de janeiro: Publicação do edital com detalhes sobre os cursos de formação.
- 4 e 5 de fevereiro: Prazo para os aprovados confirmarem participação nos cursos.
- 28 de fevereiro: Divulgação da lista definitiva de classificação e convocação para matrícula nos cursos de formação.
Os candidatos que não confirmarem interesse ou presença nos cursos de formação serão eliminados das listas para os cargos escolhidos e das opções subsequentes.
Sobre o CNU
O Concurso Público Nacional Unificado, inspirado no formato do Enem, ofertou 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. As oportunidades foram distribuídas em oito blocos temáticos e contemplaram áreas como Administração, Meio Ambiente, Educação, Saúde e Tecnologia.
Realizado no dia 18 de agosto em 228 municípios, o concurso atraiu cerca de 970 mil candidatos e registrou uma taxa de abstenção de 54,12%.
As provas foram organizadas pela Fundação Cesgranrio e divididas em duas partes, com provas objetivas com conteúdo comum para todos os candidatos e provas específicas e dissertativas, separadas por blocos temáticos.