A Meta, empresa responsável por plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou que as mudanças em suas políticas de checagem de fatos serão implementadas exclusivamente nos Estados Unidos. A informação foi divulgada em resposta a questionamentos feitos pela Advocacia-Geral da União (AGU) do Brasil.
De acordo com um comunicado enviado ao órgão brasileiro, a Meta esclareceu que está encerrando seu Programa de Verificação de Fatos independente apenas em território norte-americano. O objetivo, segundo a empresa, é testar e aprimorar as Notas da Comunidade antes de considerar uma expansão para outros países.
“A Meta desde já esclarece que, no momento, está encerrando seu Programa de Verificação de Fatos independente apenas nos Estados Unidos, onde testaremos e aprimoraremos as Notas da Comunidade antes de dar início a qualquer expansão para outros países”, declarou a empresa no documento.
Apesar da decisão de limitar as mudanças ao mercado norte-americano, a Meta reiterou seu compromisso com os direitos humanos e destacou a busca por um equilíbrio entre liberdade de expressão e segurança em suas plataformas.