A eleição de novembro vai marcar a nova composição da Câmara de Vereadores de Arapiraca para 2021.
Pela primeira vez na história recente, os partidos e seus candidatos terão de mostrar sua força real e a desculpa de que não foram eleitos ou reeleitos devido à coligação imposta pelos candidatos da disputa majoritária.
Com a nova legislação eleitoral, cada partido deverá fazer seu quociente para eleger o candidato que conseguir mais votos.
Em tese, esse novo fator elimina a possibilidade da utilização de partidos considerados nanicos como trampolim para os maiores e com muito dinheiro no bolso.
Novatos
A eleição deste ano terá 19 vagas em disputa na Câmara Municipal de Arapiraca e, por outro lado, o dobro de candidatos em relação ao pleito ocorrido em 2016.
Há quatro anos, quatro candidatos disputaram a eleição majoritária e 208 concorrentes para as 17 vagas no Poder Legislativo da Capital do Agreste, que tinha um contingente de 135.988 eleitores.
No pleito deste ano, segundo os dados mais recentes da Justiça Eleitoral, o município de Arapiraca tem 143.228 eleitores, sendo 90.899 cadastrados na 22ª Zona Eleitoral e 52.329 na 55ª Zona Eleitoral.
Desgastes
O desgaste político dos vereadores com mandato e o aumento de mais duas cadeiras na Câmara Municipal de Arapiraca impulsionam a disputa.
Enquanto os novatos pavimentam a estrada rumo à Casa de Herbene Melo, o que se observa atualmente são os vereadores com mandato não cobram ações da gestão municipal e ainda tentando descolar da imagem desgastada do prefeito Rogério Teófilo (PSDB), lançando na mídia projetos de última hora, de cunho eleitoreiro, na tentativa de salvar os seus mandatos.
Em recente entrevista ao portal Tribuna Hoje, o presidente do diretório municipal do Partido Social Cristão (PSC), o líder comunitário Carlos André Cavalcanti Ferreira, o Poeta, prevê que o número de candidatos a vereador deve ultrapassar a média das duas últimas eleições no município e o resultado do pleito terá uma grande renovação na Câmara Municipal de Arapiraca.
Fonte – Tribuna Hoje