Moradores do bairro Guaxuma, no Litoral Norte de Maceió, realizam, na manhã desta segunda-feira (27), uma manifestação para denunciar mudanças no projeto de duplicação, onde o novo traçado irá desmatar uma área verde e prejudicar a comunidade daquela região. Moradores, por sua vez, estarão munidos de faixas no fluxo da AL-101 Norte, a partir das 7h.
“Esse novo projeto foi modificado sem aviso aos moradores, sem audiência pública. Querem destruir toda a frente de área verde, preservada por nós moradores, há mais de 30 anos”, afirmou o representante dos moradores, Lindair de Moraes Amaral.
A obra destruirá, ainda, parte de uma via de rolamento em frente às casas dos moradores da Rua Xavier de Araújo, localizada naquele bairro. “Além de devastar essa parte ambiental, querem tirar mais da metade da rua em que moramos”, completou Lindair.
Uma representação foi dada entrada no Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE), no último dia 21, onde foi solicitado a suspensão das obras e para que seja realizada uma nova audiência pública com os moradores. O requerimento foi protocolado na 66ª Promotoria de Justiça, cuja atribuições atendem às áreas de urbanismo e defesa dos patrimônios.
Para os moradores, existem outras alternativas para realização do projeto, desviando a obra mais alguns metros para o lado esquerdo da pista (sentido Recife), onde ainda não existem moradias construídas. Essa alternativa, no entanto, preservaria as duas áreas verdes do loteamento Gurguri, também afetado pela obra, e os moradores não perderiam a qualidade de vida.
Fonte – GazetaWeb