O prefeito de Maceió, JHC (PL), o senador Renan Calheiros (MDB) e o ex-presidente da República Fernando Collor foram os políticos de Alagoas mais buscados no Google ao longo de 2024.
É notável como eventos como eleições, processos judiciais e investigações intensificam o interesse do público pela vida pessoal e profissional de figuras públicas.
Entre os três, Fernando Collor registrou o maior volume de buscas. Seu nome foi mais pesquisado entre os dias 10 e 16 de novembro, período em que o Supremo Tribunal Federal (STF) negou o recurso da defesa de Collor, mantendo a pena de 8 anos e 10 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O nome de JHC, segundo mais pesquisado entre os três, registrou um pico de buscas entre os dias 6 e 12 de outubro, durante a semana das Eleições 2024, quando foi reeleito prefeito de Maceió.
Por fim, o nome do senador Renan Calheiros registrou o maior volume de buscas entre 12 e 21 de setembro, quando a Polícia Federal o indiciou, junto com outras duas pessoas, por suposto favorecimento do grupo farmacêutico Hypermarcas (atual Hypera Pharma) em votações no Senado. Posteriormente, o inquérito foi arquivado pelo STF.