Banner
Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    domingo, 14 dezembro
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    ANUNCIE
    • INÍCIO
    • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • BRASIL
    • CIDADES
    • CULTURA
    • ECONOMIA
    • ESPORTE
    • MUNDO
    • Municípios
    • Política
    • SAÚDE
    • Turismo
    Política AlagoanaPolítica Alagoana
    Home»ÚLTIMAS NOTÍCIAS»Cirurgias cardiopediátricas serão retomadas em Alagoas após assinatura de Termo de Compromisso
    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Cirurgias cardiopediátricas serão retomadas em Alagoas após assinatura de Termo de Compromisso

    2024-12-26T08:23:21-03:000000002131202412

    As cirurgias cardiopediátricas em Alagoas, suspensas há uma semana e meia, serão retomadas imediatamente após a assinatura de um Termo de Compromisso. A decisão foi tomada em uma reunião estratégica realizada na terça-feira, 24, com a participação da Defensoria Pública do Estado, das Secretarias de Saúde do Estado e do Município (Sesau e SMS), e da Fundação Cordial. O encontro foi conduzido pelo defensor público Ricardo Antunes Melro, coordenador do Núcleo de Proteção Coletiva.

    O acordo estabelece que, inicialmente, os procedimentos serão realizados no Hospital Maceió, enquanto o Hospital Público Estadual Adib Jatene se prepara para assumir as cirurgias em até quatro meses. A medida visa garantir que crianças que aguardavam o procedimento, inclusive uma em estado crítico na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), possam ser atendidas com urgência.

    Organização e cronograma

    Os detalhes para o retorno dos serviços foram discutidos em três reuniões anteriores, que contaram com a presença de representantes públicos, médicos, e prestadores de serviço, além do deputado estadual José Wanderley. A pactuação também incluiu compromissos financeiros e ajustes contratuais entre o Estado, o município e a Fundação Cordial para evitar novas interrupções no futuro.

    Até o dia 27 de dezembro, as partes envolvidas deverão apresentar à Defensoria Pública um cronograma detalhado das cirurgias. Além disso, o Programa do Coraçãozinho, que engloba consultas, exames e procedimentos cirúrgicos, será monitorado por meio de relatórios bimestrais que avaliarão sua evolução e situação financeira.

    Impacto para as famílias

    A retomada dos procedimentos representa um alívio para as famílias que dependem do serviço para garantir a sobrevivência de seus filhos. “Espero que essa conquista traga alívio a muitas famílias, permitindo um Natal com menos angústia e com a esperança renovada. Que essas crianças possam se recuperar e ficarem bem”, declarou o defensor público Ricardo Melro.

    O esforço conjunto entre os entes públicos e a Fundação Cordial reflete um compromisso com a saúde das crianças em Alagoas, buscando soluções para evitar que situações como essa voltem a ocorrer. A expectativa é de que, com a reestruturação, o atendimento cardiopediátrico no estado seja fortalecido, ampliando o acesso e a qualidade dos serviços.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp
    © 2025 Direitos reservados Politica Alagoana. Desenvolvido por MOBOX TECNOLOGIA

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.