A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) prevê que o verão de 2025 será marcado por recordes no turismo internacional no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro. Entre janeiro e março do próximo ano, o país terá uma oferta inédita de 4,5 milhões de assentos em voos internacionais com destino ao Brasil, o maior número da história, segundo dados da agência.
A expectativa é impulsionada, principalmente, pela retomada e ampliação das conexões com países da América do Sul. A Argentina deve ter um acréscimo de 106 mil assentos em voos, enquanto o Chile terá 83 mil a mais e o Uruguai, 21 mil.
No Rio de Janeiro, a previsão é ainda mais otimista. A cidade deve receber cerca de 991 mil turistas internacionais no primeiro trimestre de 2025, um crescimento de 26% em relação ao período pré-pandemia. Esse aumento representa a chegada de aproximadamente 204 mil passageiros a mais no período.
Para este verão, a Embratur estima 68 novos voos semanais com origem na América do Sul, além de mais nove voos dos Estados Unidos, oito da Europa e um da Ásia.
Voo direto entre Rio e Montevidéu
Nesta segunda-feira (16), o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, inaugurou o primeiro voo direto entre a cidade e Montevidéu, capital do Uruguai. A nova rota é operada pela companhia aérea Sky Airline e terá quatro frequências semanais, com expectativa de desembarque de cerca de 5 mil passageiros por mês no Rio.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou os resultados durante a inauguração do novo voo.
“Vamos bater todos os recordes e chegar a US$ 7 bilhões com turismo internacional, o que significa mais emprego e renda aqui na nossa cidade, no nosso estado e no nosso país”, afirmou Freixo.
Com o aumento da conectividade aérea e o fortalecimento das rotas internacionais, o Brasil se prepara para uma alta significativa no fluxo de turistas estrangeiros, beneficiando o setor e movimentando a economia nacional.