O comércio de Maceió promete fechar 2024 com otimismo, impulsionado pelas compras de final de ano. De acordo com a Pesquisa de Intenção de Consumo para o Natal – 2024, realizada pelo Instituto Fecomércio AL, o volume de vendas para o período deve injetar R$ 54,5 milhões na economia local, representando um crescimento de 10,1% em relação a 2022, último ano em que a pesquisa foi conduzida.
O presidente da Fecomércio AL, Adeildo Sotero, destacou o impacto positivo do período para o varejo. “Além da tradição natalina, as vendas são impulsionadas pelo pagamento do décimo terceiro salário. Esse movimento aquece o comércio e dá fôlego financeiro aos empresários para planejarem o início de 2025”, afirmou Sotero.
A pesquisa, realizada entre 7 e 10 de dezembro, apontou que 68,5% dos consumidores pretendem realizar compras, com um tíquete médio de R$ 320,15. Em contrapartida, 31,47% afirmaram que não irão às compras, sendo os principais motivos o endividamento (46,24%), a cautela financeira (35,48%) e o desemprego (8,60%). Outros declararam já ter feito as compras da época (2,15%) ou não ter necessidade de novos itens (3,23%).
Os dados refletem a recuperação gradual da economia local e o otimismo com as festas de final de ano, marcando um momento estratégico para o comércio e um respiro para o varejo de Maceió, que se prepara para um início de ano mais fortalecido.