O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por uma nova avaliação médica na próxima quinta-feira, 19, que definirá se poderá retornar a Brasília. Após receber alta do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste domingo, ele permanecerá no estado paulista até o exame.
Segundo o médico pessoal do presidente, Roberto Kalil Filho, Lula realizará uma tomografia para avaliar o progresso de sua recuperação. “Na quinta-feira ele será reavaliado e, se tudo estiver bem, como esperamos, poderá ir para Brasília”, afirmou Kalil em entrevista coletiva.
No entanto, viagens internacionais continuam proibidas até nova orientação médica. O presidente está autorizado apenas a realizar deslocamentos curtos, como a viagem entre São Paulo e o Distrito Federal. “Não há restrição para que ele converse, despache ou realize atividades em sua casa, mas ele precisa permanecer em São Paulo”, explicou Kalil.
Nesse domingo (15), a equipe médica que acompanha o presidente Lula atualizou seu quadro clínico. Além de Roberto Kalil, participaram da coletiva o neurologista Rogério Tuma, o neurocirurgião Marcos Stávale e a infectologista Ana Helena Germoglio.
Lula foi internado no dia 10 de dezembro e submetido a dois procedimentos cranianos: uma trepanação e uma embolização da artéria meníngea média. Ambos foram realizados com sucesso, mas exigem um acompanhamento rigoroso.
A expectativa é de que o presidente retome suas atividades de forma gradual, conforme as limitações impostas pela recuperação.