A pré-matrícula para novos estudantes da rede estadual de ensino de Alagoas encerra neste sábado (14). O processo, que deve ser feito exclusivamente pelo site www.matriculaonline.al.gov.br, oferece 58.183 vagas distribuídas por todo o estado para o ano letivo de 2025.
Segundo Dileusa Costa, superintendente da Rede Estadual de Ensino, as vagas atendem diferentes níveis de ensino. Para o 1º ano do ensino fundamental I, são 1.367 vagas, sendo 260 para ensino integral; 5.899 para o 6º ano do ensino fundamental II, com 1.700 no integral; e 34.907 para a 1ª série do ensino médio, das quais 14.023 para ensino integral. Além disso, há 290 vagas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) fundamental e 15.720 para EJA Modular (ensino médio), vinculadas ao programa “Vem que dá Tempo”.
No ato da inscrição, o candidato ou responsável deve indicar três opções de escolas, além de fornecer dados como nome completo, data de nascimento, CPF, endereço, entre outras informações detalhadas no edital. Também é necessário declarar raça/cor, gênero, e informar se o estudante possui deficiência ou participa do programa Bolsa Família, entre outros requisitos.
Dileusa Costa reforçou a importância desse momento inicial. “Este momento da pré-matrícula é muito importante. Nós nos organizamos integralmente para receber estes novos estudantes. Neste primeiro momento, onde o contato inicial será totalmente online, será imprescindível contar com toda a atenção dos pais ou responsáveis por estes novos estudantes. Eles devem ficar atentos às datas, para não perderem o prazo, acessar o site e solicitar a matrícula online, preencherem as informações corretamente e, posteriormente, ficarem atentos à data do resultado”, destacou.
Conforme portaria publicada no Diário Oficial do Estado, as aulas para o ano letivo de 2025 começam em 10 de fevereiro, com recesso escolar previsto para o período de 16 a 30 de junho. O calendário prevê os 200 dias letivos obrigatórios por lei.
O ano letivo de 2024 termina em 19 de dezembro, estendendo-se até 27 de dezembro para os estudantes que necessitarem de recuperação final. Mais informações estão disponíveis nos sites da Imprensa Oficial e da Secretaria de Educação (www.educacao.al.gov.br).