Agricultores, produtores e donos de estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal, a exemplo dos derivados do leite, carnes, pescados, ovos e mel estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (12) em Arapiraca, onde participaram de uma oficina de orientação sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).
O SISBI faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), responsável por padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
O evento, promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Agreste Alagoano (Conagreste) em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), ainda contou com a participação de representantes do Banco do Nordeste, Sebrae, Adeal e Seagri, além de municípios que integram o consórcio.
Responsável por implantar o primeiro selo municipal consorciado do estado de Alagoas, o Conagreste vem passando por um processo de qualificação para se integrar ao SISBI. O processo faz parte do Consim, uma política pública do MAPA que visa qualificar os consórcios públicos que congregam os serviços de inspeção municipais, a exemplo do SIM/Conagreste.
Na oportunidade, técnicos do MAPA destacaram o importante papel do Conagreste no processo de adesão ao SISBI, assim como os caminhos que os produtores devem seguir para conseguirem a certificação, que além de garantir a qualidade, procedência e a segurança alimentar dos produtos ao consumidor, permite a comercialização não somente em Alagoas mas em todo o Brasil.
O presidente do Conagreste e prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, destacou que o consórcio segue firme no processo de qualificação. “A nossa equipe segue trabalhando para que em breve o Conagreste esteja apto e com plenas condições de executar a inspeção e fiscalização de produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura”, finalizou Marlan Ferreira.