O ex-procurador de Justiça de Alagoas e pré-candidato a prefeito do Maceió, Alfredo Gaspar, visitou, na manhã desta quarta-feira (22), o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV). Durante a visita, conheceu o espaço e os trabalhos que são desenvolvidos pela entidade, que assiste crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social, por meio de diversas atividades completamente gratuitas.
São 70 anos de trabalho em todo o Brasil e, em Alagoas, a instituição existe há 37 anos. Atualmente, atende em média 2 mil pessoas. Todos as famílias cadastrados recebem cestas básicas e verdes, além de material de higiene pessoal.
À frente da instituição filantrópica há três anos, Renata Lima, gestora administrava, contou que a LBV trabalha diariamente com desafios, atendendo a todos os públicos, de crianças a idosos, com oficinas de aprendizagem específicas para cada faixa etária. Com a pandemia do novo coronavírus, os serviços estão sendo realizados remotamente para aqueles que têm acesso à internet. Os que não dispõem do serviço on-line, recebem todos os materiais em casa ou na instituição, de forma presencial.
Encantado com o trabalho da entidade, Alfredo Gaspar frisou que sempre simpatizou com a LBV, mas que nunca teve a oportunidade de conhecer o local. “Vendo essa luta, para mim, é a certeza que o Brasil pode dar certo. A gente vive num mundo de grande desigualdade, especialmente neste momento, com a pandemia, que agravou toda essa situação. É muito importante fortalecer essa corrente e fazer o bem”, afirma.
Gaspar também destacou a grandeza do trabalho realizado pela LBV, e de como é difícil liderar essa transformação social, feita por eles com muito amor. “O poder público é muito ausente nessas áreas e só há uma fórmula de superar isso: com parcerias. As políticas públicas não são pensadas para integração, elas apenas são impostas. Fiquei muito orgulhoso. Esse trabalho é muito importante”, afirmou Alfredo Gaspar.
Dentro da instituição, atividades culturais, musicais e lúdicas são desenvolvidas diariamente utilizando a pedagogia do afeto no resgate de importantes valores sociais como a família, a paz e a fraternidade.
Diariamente as crianças passam quatro horas na LBV e, além das diversas atividades, recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde. As atividades são desenvolvidas de segunda a sexta-feira no horário inverso à escola.
Renata contou que a LBV sempre busca associar a razão dos direitos das crianças e a afetividade que existe em cada ser humano em suas relações sociais. “Formamos valores morais, espirituais e éticos. Não doutrinamos a nenhuma religião específica. Enquanto instituição ecumênica, respeitamos e temos um bom convívio por meio das diversas religiões”, conclui a gestora administrativa da instituição.
Fonte – Blog do Bernardino