Após alta hospitalar, em Murici, os pacientes recuperados que ainda necessitam de fisioterapia pulmonar estão sendo acompanhados em domicílio pelos profissionais do NASF, por meio do Programa Cuidar Melhor. A ação envolve vários tipos de profissionais, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos, que agora se dedicam às intervenções com avaliação do desempenho ocupacional, funcionalidade, atividades de vida diária e aspectos emocionais que podem estar afetados pela infecção do Sars-Cov-2 (causador da atual pandemia do novo coronavírus).
O tratamento geralmente é necessário para as pessoas que se recuperaram da doença causada pelo novo coronavírus somente após um longo período de internação em que foi necessário o uso de ventilação mecânica. Nesses casos, é exigido que o paciente retorne às suas atividades habituais apenas após um processo gradual, o que ocorre de forma rápida e eficaz com o programa de reabilitação respiratória executado pela prefeitura.
Para receber o acompanhamento, que inclui exercícios de fisioterapia respiratória, basta que o paciente ou responsável informe ao agente comunitário do seu bairro ou faça a solicitação na sede da Secretaria Municipal de Saúde.