A retotalização dos votos das eleições municipais de Anadia, realizada na segunda-feira, 9 de dezembro, reduziu o número de vereadores eleitos de 11 para 9. As candidatas Daniela Freire e Maura do Baiú, inicialmente eleitas, passaram a ocupar as posições de suplentes. O procedimento foi conduzido pela 76ª Junta Eleitoral, no cartório da 48ª Zona Eleitoral, em Boca da Mata, com a presença de representantes do Ministério Público, da OAB, dos partidos e federações eleitorais.
O reprocessamento envolveu a atualização dos dados no Sistema de Registro de Candidaturas (Cand) e no SISTOT, que totaliza os resultados. Com isso, foi gerado um novo relatório com os nove eleitos e os suplentes. A mudança segue a determinação constitucional de que municípios com até 15 mil habitantes tenham no máximo nove vagas na Câmara. O município de Anadia, conforme o censo de 2022, tem 13.966 habitantes.
O caso começou após a Câmara Municipal de Anadia informar à Justiça Eleitoral que o Legislativo possuía 11 vereadores. No entanto, a redução populacional, confirmada pelo IBGE, gerou dúvidas sobre a quantidade correta de vagas. Após recursos e decisões judiciais, o reprocessamento foi realizado e oficializado com a assinatura das atas pelos presentes.
Embora o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) tenha declarado que as candidatas prejudicadas podem recorrer ao TRE e ao TSE, a diplomação ocorrerá com os nove eleitos. O Alagoas24Horas segue buscando um posicionamento de Daniela Freire e Maura do Baiú sobre a decisão.
*com informações do AL24h