Com a participação de deputados, senadores e entidades do setor, a Frente Parlamentar Mista da Educação discutiu em Brasília, nessa terça-feira (3) os desafios e as perspectivas da educação brasileira.
A Frente Parlamentar, após analisar as demandas da educação, traçou um plano de ação com foco na implementação do PNE e na atualização do sistema educacional brasileiro, considerando os prazos estabelecidos em lei.
O deputado alagoano Rafael Brito (MDB/AL), presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, ressaltou a relevância de reunir a equipe técnica das instituições parceiras da Frente, que ao longo de todo o ano contribuíram para a elaboração de propostas e modelos de educação para o Brasil.
“Ter o apoio e o auxílio de um corpo técnico qualificado, que vive e conhece de verdade a educação do nosso país é, sem dúvidas, o nosso diferencial para traçar estratégias e pensar em políticas públicas que ajudem a resolver antigos problemas da educação no Brasil. Saímos desse evento com a certeza de que devemos entregar para a nossa sociedade, através do Congresso Nacional, uma educação mais rica e que dê os resultados que a gente espera”, destacou Rafael Brito.
O deputado alertou que a bancada da educação irá se opor aos recentes cortes de gastos na educação e buscará garantir os recursos necessários para o setor.
Na sequência do evento, um almoço em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal aprofundou a discussão sobre a educação infantil, com foco na sua importância no Plano Nacional de Educação (PNE).
Rafael Brito enfatizou a necessidade de garantir educação infantil de qualidade, desde a creche até a pré-escola. “A educação infantil merece a nossa atenção e a dedicação do nosso trabalho. É uma etapa essencial para a formação das crianças e para o desenvolvimento infantil. O Congresso precisa pensar e trabalhar políticas públicas eficazes que priorizem a universalização do acesso às creches”.
No evento, também estiveram presentes os representantes do SESI, UBES, UNE, Instituto Sonho Grande, Itaú Educação e Trabalho, Todos pela Educação, Instituto Península, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Itaú, além da senadora Professora Dorinha (UNIÃO/ TO) e dos deputados Pedro Uczai (PT/SC), Luciene Cavalcante (PSOL/SP), Tabata Amaral (PSB/SP), Idilvan Alencar (PDT/CE), Talíria Petrone (PSOL/RJ), Otoni de Paula (MDB/RJ), Chico Alencar (PSOL/RJ), Professor Reginaldo Veras (PV/DF), Sidney Leite (PSD/AM), Hugo Motta (REPUBLICANOS/PB), Luísa Canziani (PSD/PR) e Átila Lira (PP/PI).