O vereador Samyr Malta (PODE), solicitou ao Ministério Público Estadual e Federal que inclua o prédio do Hospital Sanatório no plano de recuperação e preservação de prédios históricos dos bairros que foram atingidos pela exploração do sal-gema, realizada pela mineradora Braskem e que afetou diversos bairros de Maceió.
A fala do parlamentar ocorreu nesta quarta, 4, na Câmara Municipal de Maceió. Segundo Samyr Malta é importante que a história seja preservada. “O hospital Sanatório é uma instituição centenária que muito contribuiu e continua a contribuir para o nosso estado e capital. Então solicito que tanto o Ministério Público Estadual quanto o Federal incluam junto a mineradora a inclusão do prédio nesse plano de recuperação.”, pediu Samyr.
O vereador lembrou que o hospital tem funcionado em diversos prédios pela capital. “É importante lembrar que a instituição que inicialmente era mantida pela Liga Alagoana Contra a Tuberculose e que ultimamente está atuando como hospital geral, vem funcionando em vários prédios de Maceió, até sua unidade ficar pronta, o que está previsto para 2026.”, informou Malta.
O hospital foi evacuado emergencialmente após o alerta da mina 18 que ocorreu em novembro de 2023, a nova sede será no bairro do São Jorge e tem as obras custeadas pela Braskem. A previsão de conclusão é para dezembro de 2026.