O governo federal destinou R$ 18 milhões para Alagoas, garantindo que mais alagoanos tenham acesso a cirurgias, consultas e exames. Essa iniciativa, parte do Programa Mais Especialidades, visa agilizar o atendimento médico e melhorar a qualidade de vida da população.
Com o objetivo de acelerar o atendimento médico e realizar mais de um milhão de cirurgias eletivas a mais por ano, o governo dobrou o investimento nesse setor, destinando R$ 1,2 bilhão para cirurgias eletivas.
O programa tem como objetivo auxiliar estados e municípios a realizarem mais cirurgias. Entre março de 2023 e janeiro de 2024, foram realizadas 4,2 milhões de procedimentos, um aumento de 19% em relação ao ano anterior. O secretário de Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes de Miranda, anunciou a chegada de novos recursos para o estado durante sua visita a Brasília.
Segundo o secretário, o novo modelo coloca o paciente em primeiro lugar, oferecendo um atendimento mais ágil e completo, que inclui exames, consultas e acompanhamento contínuo da saúde.
“O governo federal tem sido parceiro dos alagoanos. Este apoio tem resultado em avanços para a saúde pública do Estado, uma vez que os recursos obtidos para o Mais Especialidades representam um aumento de 600% em recursos novos para utilização nas cirurgias em Alagoas”, disse.