O 13º salário deve impulsionar a economia alagoana em R$ 2,1 bilhões, cerca de 2,8% do PIB de 2022. Até agosto, o INSS já pagou R$ 714,15 milhões, restando cerca de R$ 1,4 bilhão para ser investido no final do ano. A estimativa é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL).
Para estimar o valor total do 13º salário, o Instituto considerou que cerca de 464 mil pessoas, entre empregados públicos e privados, receberão o benefício. Este dado, proveniente do CAGED em 2023, pode subestimar o número total de beneficiários.
Para o presidente da Fecomércio, a injeção de recursos do 13º salário beneficia consumidores e empresários. “Mesmo que os consumidores utilizem parte da renda para o pagamento de dívidas, sempre reservam valores para celebrar as festas do fim de ano. As confraternizações, os presentes e a tradição de arrumar a casa e de usar roupas novas no Natal e no Ano Novo contribuem para aumentar as vendas em diversos segmentos e aquecer a economia no final de ano”, avalia.
A Peic, pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio, revela que a alta taxa de endividamento em Maceió (76%) indica que muitos consumidores destinam parte do 13º salário ao pagamento de dívidas.
Segundo Francisco Rosário, assessor econômico do Instituto, estima-se que cerca de 30% do 13º salário seja destinado ao pagamento de dívidas. Isso resultaria em uma injeção líquida de R$ 900 milhões a R$ 1 bilhão no consumo em Alagoas.
Com o pagamento do 13º salário previsto para os dias 30 de novembro e 20 de dezembro, é fundamental que os empresários se preparem para atender à crescente demanda. Antecipar tendências de consumo, oferecer produtos em alta e capacitar a equipe são medidas essenciais para aproveitar essa oportunidade.
De acordo com o economista, setores como bares, restaurantes, salões de beleza e lojas de vestuário, calçados e eletrônicos serão os mais beneficiados com o 13º salário. Para aproveitar essa oportunidade, os comerciantes alagoanos devem se adaptar à concorrência online e implementar estratégias para maximizar as vendas.
“Uma abordagem eficaz é oferecer produtos e serviços diferenciados nessa época do ano. Oferecer, também, condições de pagamento facilitadas, como parcelamentos sem juros, frete grátis e condições especiais para clientes fiéis. Outra estratégia fundamental, nesse mundo digital, é investir em campanhas de marketing direcionadas, utilizando redes sociais e outras plataformas digitais, para aumentar a visibilidade das ofertas e atrair um público maior”, orienta Rosário. Nas lojas físicas, a decoração natalina e a criação de uma experiência de compra agradável são fatores que podem influenciar positivamente as vendas. “São várias as estratégias eficazes para aumentar as vendas durante esse período e a criatividade é o limite”, finalizou.