O Carrefour Brasil informou nesta terça-feira (26) que enfrenta desabastecimento de alguns cortes de carne bovina nas lojas da bandeira Atacadão em algumas regiões, desde a última quinta-feira (21), devido a falhas nas entregas programadas. Apesar disso, a empresa destacou que o impacto nas operações de venda tem sido limitado, graças ao nível de estoque dos produtos.
Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Carrefour esclareceu que, nas lojas do segmento de varejo e no Sam’s Club, o nível de ruptura segue dentro do curso normal dos negócios. A empresa ressaltou que carnes bovinas representam menos de 5% das vendas brutas do grupo, com menor participação relativa no Atacadão e rentabilidade abaixo da média.
O Carrefour afirmou que nenhum fornecedor individual responde por mais de 4% das vendas brutas da empresa, mas reconheceu a concentração entre os principais fornecedores da categoria de carnes bovinas.
A companhia avalia os possíveis impactos de um eventual desabastecimento no tráfego de clientes, mas observou que essa análise não é simples nem linear.
Esforços para normalizaçãoSegundo o comunicado, o Carrefour está trabalhando intensamente com fornecedores para resolver a situação e espera que o abastecimento seja normalizado em curto prazo, minimizando impactos para os consumidores.
O grupo também reiterou que acompanha de perto o caso e que, até o momento, não houve comprometimento significativo nas operações, mantendo o atendimento aos clientes dentro dos padrões previstos.