Um menino de 3 anos, identificado como Théo, vítima de um afogamento em uma piscina em Maceió, foi transferido para Brasília nesta quinta-feira (21) com o apoio do programa Salva Mais, do Governo de Alagoas. O traslado, que durou seis horas, contou com a colaboração de profissionais das áreas de saúde e segurança pública, e visa garantir a continuidade do tratamento e reabilitação da criança em sua cidade natal, onde reside com sua família.
Théo sofreu o afogamento na quarta-feira (20) e foi rapidamente socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. O Salva Mais enviou um helicóptero para o local, realizando o primeiro atendimento em tempo recorde, com a chegada dos socorristas em apenas 10 minutos. O garoto foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde recebeu os primeiros cuidados.
Na manhã desta quinta-feira, uma equipe formada por piloto e copiloto do Corpo de Bombeiros, um médico e um enfermeiro do Samu acompanhou o traslado de Théo até Brasília. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reforçou a importância do acompanhamento médico durante o trajeto, destacando a segurança e o cuidado com a saúde do paciente.
“Todo o trajeto foi acompanhado por profissionais preparados para que o pequeno Théo chegasse ao seu destino com segurança clínica, visando seguir com a sua recuperação”, explicou o secretário.
Para Paula Leal, mãe de Théo, o momento é de alívio e gratidão. “As equipes de Alagoas atuaram sempre com muito esmero para ajudar meu filho. Graças a Deus, ele está mostrando melhoras significativas e seguirá seu tratamento em Brasília junto à nossa família”, disse, com semblante de alívio.
O Salva Mais é um programa que integra as Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e de Segurança Pública (SSP), e tem como objetivo realizar transferências de pacientes em estado grave para unidades de saúde fora do estado, oferecendo um atendimento especializado e de urgência para salvar vidas.