Após quase quatro meses fechados, o shoppings, bares e restaurantes de Maceió poderão retomar as atividades nesta segunda-feira (20), em meio à pandemia do novo coronavírus, após entrar em vigor a chamada “Fase Amarela” do Plano Estadual de Distanciamento Social Controlado. Para funcionar, no entanto, terão que seguir protocolos contra a Covid-19. Comércios na orla marítima e ambulantes também estão autorizados a funcionar a partir de hoje.
Os setores foram beneficiados pelos decretos publicados pelo governador Renan Filho (MDB) e o prefeito da capital, Rui Palmeira (sem partido), na última semana. À ocasião, eles elaboraram um cronograma para a reabertura das atividades que ainda estavam sem funcionar na capital por conta da pandemia.
As autorizações, porém, não valem para o interior do estado que, segundo o plano de Distanciamento Social Controlado, permanece na fase vermelha (risco alto).
Regras
Para funcionar, os estabelecimentos devem seguir protocolos de segurança, como a garantia da distância mínima de dois metros entre as pessoas e o uso de equipamentos de proteção individual por funcionários. A utilização de máscaras é obrigatória em Alagoas.
Bares e restaurantes
Segundo o protocolo para bares e restaurantes, está proibido o consumo em pé no local, somente sentado e respeitando a distância mínima de 1,5 metro entre as cadeiras e 2 metros entre as mesas, que devem ser higienizadas a cada utilização do cliente. Recomenda-se também o agendamento para atendimento, com reserva de mesas para evitar a aglomeração e adaptação dos cardápios, de preferência para a modalidade online, evitando o manuseio.
Shoppings
Parque Shopping, Maceió Shopping e Shopping Pátio divulgaram nas redes sociais medidas de segurança para a retomada e orientações para os cliente. Apesar de abrirem, uma série de normas, como o uso de máscaras e capacidade reduzida, visam minimizar os riscos de contágio nos centros de compra.
Confira as principais medidas de segurança válidas para os shoppings de Maceió:
Uso obrigatório de máscaras;
Álcool em gel à disposição em locais estratégicos para funcionários e clientes;
Aferição de temperatura dos clientes e funcionários em todos os acessos;
Sistema automatizado de cancela e distanciamento entre carros no estacionamento;
Elevadores funcionando com capacidade reduzida;
Praças de alimentação com funcionamento reduzido e distanciamento entre mesas;
Intensificação na limpeza de banheiros e áreas como corrimãos;
Alerta de distanciamento em locais que possam gerar filas.
Orla de Maceió
Foi estabelecido, após decreto publicado em edição extraordinário do Diário Oficial do Município (DOM), que os chamados ‘kit praia’ (mesa, cadeira e sombreiros) deverão obedecer um distanciamento mínimo de 3 metros uns dos outros. Ambulantes deverão respeitar distanciamento de 50 metros entre cada ponto de venda. Todo mobiliário deverá ser sanitizado ao longo do dia.
Atividades físicas na orla, de forma individualizada, como a prática de corrida, caminhada e ciclismo, bem como o banho de mar, também ficam liberados. Sendo vedado o contato social, antes, durante e após a prática da atividade. Passeios turísticos de toda ordem, em veículos ou embarcações, serão, também, permitidos.
Fonte – GazetaWeb