A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) prevê realizar o leilão do Porto de Maceió em janeiro do próximo ano. Na segunda-feira (13), a agência promoveu a audiência pública virtual sobre os documentos técnicos e jurídicos necessários à realização do certame licitatório.
A licitação refere-se ao arrendamento, pelo prazo contratual de 25 anos, do terminal portuário chamado de Mac13, que movimenta e armazena produto sólido vegetal, especialmente açúcar. Os investidores interessados no terminal do Porto de Maceió têm até o próximo dia 27 (segunda-feira) deste mês para enviar suas propostas pelo portal da Antaq na internet.
A licitação da área no Porto de Maceió é importante, uma vez que Alagoas é o maior exportador de açúcar da Região Nordeste, segundo a informações da Antaq.
A proposta vencedora fechará o contrato com o arrendamento do Porto por 25 anos. A receita bruta global, segundo expectativas da Antaq, alcançará R$ 922,7 milhões. O arrendatário investirá R$ 55,7 milhões.
A expectativa de movimentação total no período é de 24,9 milhões de toneladas. Segundo especifica a Antaq, a área do terminal alagoano é de 71.262 metros quadrados e brownfield (previamente ocupada por estruturas permanentes). Inclui no espaço, entre outras composições, dois armazéns, dois quilômetros de esteiras, uma estação de descarga de caminhão e dois tanques de melaço.
Conforme o presidente da Comissão Permanente de Licitação de Arrendamentos Portuários da Agência (CPLA), Bruno Pinheiro, a Antaq, o Ministério da Infraestrutura e a Empresa de Planejamento e Logística S.A. trabalham juntos para atrair investimentos para o país. “A licitação da área do Porto de Maceió é mais um exemplo disso”, avalia.
Fonte – Extra