Na manhã desta segunda-feira (18), o navio Costa Pacifica deu início à temporada de cruzeiros 2024/2025 em Alagoas, atracando no Porto de Maceió por volta das 7h. Com capacidade para mais de 3 mil passageiros, a embarcação saiu do Recife, fez escala na capital alagoana e segue para Salvador, seu destino final.
Essa temporada promete ser a maior da história em Alagoas, com a previsão de chegada de 14 navios que farão 33 paradas em Maceió até abril de 2025. O Costa Pacifica ainda retornará ao estado no dia 30 de março de 2025.
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, destacou os benefícios que a temporada trará para a economia local.
“Mais uma temporada incrível de cruzeiros que vem para gerar grandes resultados para segmentos ligados ao turismo. Isso inclui bares, restaurantes e o comércio de artesanato, principalmente nas cidades próximas à capital, que recebem os cruzeiristas e acabam sendo impulsionadas economicamente”, afirmou.
Segundo estudo da Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros (Clia), cada turista gera, em média, R$ 606 de impacto financeiro no local visitado. Com base nessa estimativa, Alagoas pode injetar mais de R$ 80 milhões na economia estadual se os leitos disponíveis forem ocupados ao longo da temporada.
Crescimento do turismo em Alagoas
Comparada à temporada anterior, 2023/2024, que ofertou mais de 141 mil leitos, a nova temporada deve alcançar 148 mil, consolidando o Destino Alagoas como um dos principais atrativos turísticos do Brasil. O sucesso da temporada é resultado dos investimentos feitos pelo Governo do Estado em infraestrutura e promoção do turismo, segundo Bárbara Braga.
“O Destino Alagoas tem se tornado referência para turistas nacionais e internacionais, graças ao trabalho contínuo em promover a região, aprimorar nossa infraestrutura e criar condições ideais para receber visitantes de todo o mundo”, concluiu a secretária.
A temporada se estende até abril de 2025 e inclui escalas de cruzeiros que passam por importantes destinos turísticos do Nordeste. Além de impulsionar a economia, o fluxo de cruzeiros fortalece a imagem de Alagoas como um polo turístico estratégico no Brasil.