A conscientização e prevenção do uso excessivo de celulares para crianças e adolescentes são fundamentais devido aos impactos significativos em seu desenvolvimento fisico, mental e social. O acesso constante a dispositivos eletrônicos pode resultar em distúrbios do sono, sedentarismo e problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.
Neste sentido, tramita na Assembleia Legislativa uma indicação do deputado Delegado Leonam (União Brasil) solicitando ao governador, Paulo Dantas e a secretária estadual de Educação, Rosane Vasconcelos para que empreendam esforços no sentido de criar campanhas de educação e conscientização do uso excessivo de celular para crianças e adolescentes no âmbito do Estado de Alagoas.
De acordo com Leonam, o uso intensivo de dispositivos eletrônicos está associado a problemas de saúde físico e mental. Desde distúrbios do sono até o aumento do sedentarismo, observando com isso impactos diretos na qualidade de vida. “Limitar o tempo de tela e promover atividades físicas e sociais contribui para um crescimento equilibrado, estimulando a criatividade, a imaginação e a resolução de vários problemas”, disse.
Ainda de acordo com o jovem parlamentar, o mundo vive em uma era digital, onde a tecnologia permeia cada aspecto de das vidas das pessoas. “No entanto, é crucial conscientizarmos sobre os potenciais malefícios do uso excessivo de celulares, tablets e computadores por crianças e adolescentes. Nossa campanha visa proteger o bem-estar dessas gerações futuras”, destaca o deputado.