A Secretaria Municipal de Governo e Subprefeituras (Segov) de Maceió autorizou o envio de três servidores à Tóquio, Japão, para uma missão técnica. O objetivo é coletar informações sobre monitoramento, eficiência e segurança no transporte urbano e ferroviário, como parte do estudo para a reestruturação do VLT em áreas afetadas pela mineração da Braskem em Maceió.
Conforme publicado no Diário Oficial do Município, uma comitiva técnica composta por Abelardo Pedro Nobre Júnior (coordenador geral), Hugo Carvalho de Almeida (meteorologista) e Guilherme Henrique da Silva Santos (engenheiro civil) da Prefeitura de Maceió viajará ao Japão para realizar estudos sobre sistemas de monitoramento e segurança em transporte ferroviário, com o objetivo de aprimorar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da capital.
A viagem ao Japão tem como objetivo encontrar soluções para a revitalização do transporte público em Maceió, especialmente nas áreas afetadas pela extração de sal-gema, como o Mutange.
A suspensão da linha férrea, causada por um problema geológico único, exige soluções inovadoras. A missão ao Japão, com um investimento de R$ 16.289,28 por servidor, busca adaptar as tecnologias japonesas às necessidades de Maceió.