Uma análise do site Poder360 mostra que, até o dia 11 de novembro de 2024, os deputados federais trabalharam apenas 67 dias, de um total de 315 dias no ano. Isso representa uma média de 1,5 dia de trabalho por semana. O levantamento considerou apenas as sessões em que todos os 513 deputados são obrigados a participar, ou seja, aquelas com votação.
Em muitos dos dias contabilizados, as sessões ocorreram de forma virtual ou semipresencial, permitindo que os deputados participassem remotamente, confirmando presença através de um aplicativo no celular, sem necessidade de estarem fisicamente em Brasília.
Para ilustrar a diferença de jornada, o estudo comparou o regime dos deputados com o de um trabalhador comum, que segue a escala de seis dias trabalhados para um de descanso e tem 30 dias de férias por ano. Até o mesmo período de novembro, esse trabalhador teria cumprido 244 dias de trabalho, mais de três vezes o total de dias trabalhados pelos deputados.
O levantamento chama atenção para a diferença entre a rotina dos parlamentares e a da maioria dos trabalhadores brasileiros.