A maior temporada de cruzeiros da história de Maceió acontecerá de novembro de 2024 a abril de 2025, impulsionando ainda mais a economia local e gerando um impacto significativo no turismo. Na temporada 2023/2024, o setor movimentou aproximadamente R$ 80 milhões.
A expectativa é de um aumento significativo desse valor, com o crescimento no número de embarcações, o que deve impulsionar ainda mais o setor, gerando mais renda e empregos para a população de Maceió.
Famosa por suas praias paradisíacas, gastronomia e hospitalidade, Maceió se prepara para receber a temporada de cruzeiros marítimos. A Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) está otimista com o aumento do fluxo de turistas que a cidade deverá atrair durante esse período.
Durante esse período, Maceió receberá 11 navios, com 30 paradas de embarcações de cruzeiros e uma estimativa de 148 mil passageiros. Dentre as atrações, destaca-se a programação de 17 atracagens do MSC Grandiosa. O primeiro navio a chegar ao Porto de Maceió nesta temporada será o Costa Pacífica, no dia 18 de novembro.
Cada uma dessas embarcações tem capacidade para transportar de 4 mil a 6 mil passageiros, com algumas podendo chegar a até 8 mil. Esse fluxo de turistas representa um impacto econômico significativo, considerando o gasto médio estimado dos cruzeiristas, que é de cerca de R$ 606,00 por pessoa, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia).