A Polícia Federal prendeu no sábado (9) Moacir José dos Santos, condenado pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Foragido desde abril, Santos foi capturado ao retornar ao Brasil e ficará preso em Cascavel (PR).
Santos recebeu uma sentença de 17 anos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes como associação criminosa armada, depredação de patrimônio histórico, tentativa de golpe e atentado ao Estado Democrático de Direito.
Em outubro, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorizou a extradição de outros suspeitos de envolvimento nos atos de janeiro que estão foragidos no exterior, muitos na Argentina e na Espanha. Entre eles, está o blogueiro Oswaldo Eustáquio, atualmente na Espanha, e cerca de 60 brasileiros que romperam a tornozeleira eletrônica e fugiram para o exterior.
Esses processos de extradição, iniciados pela Polícia Federal, aguardam a tramitação nos Ministérios da Justiça e das Relações Exteriores. O STF já condenou mais de 200 envolvidos nos atos de 8 de janeiro.